quinta-feira, 9 de junho de 2011

Emoções


Emoções são um presente de Deus que pode ser usado tanto para o bem como para o mal.


     Emoção é “um estado mental que surge espontaneamente, em vez de através de um esforço consciente, e é muitas vezes acompanhado por mudanças psicológicas; sentimento”.*

Embora a palavra emoção seja um substantivo, nossas emoções muitas vezes fazem com que realizemos certos atos. Se sentirmos raiva, pode ser que ataquemos verbalmente alguém. Se estivermos tristes, talvez choremos. Muitas vezes nos vemos em circunstâncias em que o melhor é não deixarmos que as emoções controlem nosso comportamento. Por isso, precisamos entender nossas emoções para saber lidar com elas e tomar boas decisões.  Em Provérbios 3:5, 6 vemos quem pode nos ajudar a fazer isso. Nesses versos, somos encorajados a confiar no Senhor, a reconhecê-Lo em tudo o que fazemos, para que Ele dirija nossos caminhos.

Por que devemos confiar em Deus tão completamente? Uma razão é porque nossa compreensão geralmente é limitada. Não sabemos todos os fatos a respeito de uma situação que desperta em nós fortes emoções. Outra razão é que as emoções muitas vezes podem ofuscar nossa compreensão a respeito de uma situação. Muitas vezes é difícil compreender a verdade sobre um determinado evento, se estivermos irados ou tristes em relação a ele. Mesmo assim, o Pai nos deu um exemplo maravilhoso em Seu Filho. Cristo consistentemente confiou no Pai para obter orientação e direção. “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de Si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz” (João 5:19).

Como cristãos, precisamos aprender a não fazer nada por conta própria. Quando nossas emoções estão nos levando a fazer algo que achamos certo, devemos nos lembrar de pedir que Cristo nos guie. Em todos os nossos caminhos, precisamos aprender a reconhecê-Lo. Se deixadas a seu bel prazer, nossas emoções espontâneas não nos fornecerão nenhuma consistência. Ao estudar a lição desta semana sobre as emoções, decida tornar Cristo Aquele que te ajuda a entender seus sentimentos e a lidar com eles.






A verdade sobre as emoções (João 16:17-24). As emoções não são completamente más. Na verdade, elas são um presente de Deus que foi desequilibrado pelo pecado. Elas nos dão a capacidade de nos relacionarmos uns com os outros. Sem as emoções, não conseguiríamos experimentar plenamente a vida. As emoções, tanto positivas quanto negativas, são instrumentos que Deus usa para nos ensinar importantes lições e construir nosso caráter. Ser cristão não significa que você estará sempre feliz. Surgirão momentos em que você vai sentir raiva, tristeza ou medo, e não há mal nisso. Davi, um homem segundo o coração de Deus, experimentou altos e baixos emocionais. O próprio Jesus disse: “Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria” (Jo 16:20).



Deus entende (Lc 19:28-44Hb 3:15). Em Lucas 19:42, vemos Jesus chorando por Jerusalém, ao saber das dificuldades e da destruição que a capital judia enfrentaria. Em angústia e compaixão, Ele disse: “Se você [Jerusalém] compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos”. Leia também Mateus 23:37.

Deus Se preocupa com Seu filhos. Ele deseja nos trazer compreensão e nos proteger do sofrimento, embora muitas vezes soframos com a violência no mundo. Tamar provavelmente tinha se perguntado por que Deus permitiu que Amnom a estuprasse. Ela se sentiu rejeitada, envergonhada, profundamente humilhada, abandonada e sem valor. Infelizmente, podemos ser vítimas de várias violências, porque o mundo está cheio de pessoas más, e o pecado está em todo lugar. Mas Deus atua neste mundo e faz tudo para curar nossa dor. Não conseguimos ainda dar todas as respostas para o sofrimento – o porquê de situações como a de Tamar – mas um dia entenderemos. Até então, precisamos manter nossa fé nAquele que veio ao mundo e sofreu a violência em nosso lugar (Jo 3:16).

Como filhos de Deus, “a alegria do Senhor é a nossa força”. Isso não significa que não teremos dificuldades com nossos sentimentos. Significa que poderemos achar conforto e força em Deus. Embora nossos sentimentos e circunstâncias possam estar fora do controle, sabemos que Deus ainda tem controle sobre nossa vida e que Ele pode trazer ordem aos nossos sentimentos. Sabemos que Ele é capaz de nos dar a “paz que excede todo entendimento” (Fp 4:7), que Ele promete ser nosso refúgio e fortaleza, “auxílio sempre presente na adversidade” (Sl 46:1). Ele está familiarizado com nossas lutas e entende exatamente como nos sentimos. Leia Hebreus 4:15, 16. Deus entende e deseja que você tenha poder sobre suas emoções.



DEUS ESTÁ NO CONTROLE , MAS A NOSSA FORÇA DE VONTADE TAMBÉM INFLUENCIA EM NOSSAS EMOÇÕES (Y')


Inspiração:   http://www.cpb.com.br

Nenhum comentário: